Regras básicas

A primeira regra do rugby é de que a bola só pode ser passada para trás ou para o lado quando se utiliza as mãos. Por isso que quando em ataque a equipe se posiciona em diagonal (ou funda, na linguagem do Rugby). Sendo assim, toda vez que a bola vai pra frente, seja num passe (forward pass) ou porque o jogador a deixa escapar (knock on), temos uma infração que necessariamente será cobrada a partir de um scrum. A única exceção de se passar a bola para a frente acontece quando o passe ocorre com os pés, desde que quem pegue a bola esteja na mesma linha ou atrás de quem chutou a bola.

Outra regra básica é de que apenas o jogador que porta a bola pode ser derrubado (tackleado, neologismo vindo do inglês tackle, na linguagem do Rugby). Quando no chão, jogador que deu o tackle deve soltar o jogador tackleado e nenhum dos dois pode segurar a bola. O tackle em jogador sem a bola ou acima da linha do pescoço é um penal (falta).

Tackle

Por fim, como questão básica, uma partida de Rugby tem duração de 80 minutos, com dois tempos de 40 minutos mais o tempo de descontos determinado pelo árbitro. Normalmente a partida se encerra com a bola parada, exceção feita quando se é marcado um try: o árbitro deve permitir a cobrança da conversão mesmo com o tempo terminado.