Jogadores

Numa partida de Rugby XV são 15 os jogadores para cada lado, onde cada jogador tem uma função específica, mas que é complementar às outras. Todos os jogadores defendem e todos atacam, sendo que deve haver uma cadência entre força e velocidade.

Os jogadores mais fortes, responsáveis por ataques mais fechados e pela proteção da bola, são os chamados forwards. Já os jogadores mais rápidos e responsáveis por ataques mais abertos são os chamados, no Brasil, linhas ou backs. Diferentemente do futebol, a numeração do Rugby é fixa com relação à posição do jogador em campo. Sendo assim, divide-se os forwards de número 1 a 8 e os linhas de número 9 a 15.

Os forwards são divididos em três linhas:

• Na 1ª linha jogam os Pilares (camisas 1 e 3) e o Hooker (camisa 2). São jogadores que devem ter um porte físico avantajado e grande força, já que são a primeira linha de defesa.

• A 2ª linha é formada pelos jogadores mais altos e que normalmente saltam nos line-outs (laterais). Jogam com as camisas 4 e 5.

• Na 3ª linha jogam os Asas ou Flankers (camisas 6 e 7) e o Oitavo (camisa 8). São jogadores que devem aliar força e velocidade.

Essas três linhas são mais bem visualizadas durante a formação do scrum. O scrum é formação ordenada usada pelos forwards para recomeçar o jogo após algumas jogadas irregulares ou penalidades leves. É frequente chamar os forwards de scrum, passando o termo a designar também esse conjunto de jogadores. Veja a imagem abaixo:

Formação de scrum

Na linha encontramos os seguintes jogadores:

Scrum-Half: denominado, também, apenas como Half, veste a camisa 9 e é o responsável por coordenar os forwards e fazer a ligação entre estes e a linha.

Fly-Half: mais conhecido como Abertura, joga com a camisa 10 e é ele quem determina para onde a bola vai na linha.

• Centros: referente aos jogadores que atuam com as camisas 12 (1º centro) e 13 (2º centro), são os jogadores da linha responsáveis por tentar furar a linha de defesa adversária.

• Pontas: são os jogadores que atuam com as camisas 11 e 14 junto as laterais do campo. Normalmente, são os mais velozes do time.

Full-back: jogador que atua com a camisa 15. É o jogador que se posiciona ao fundo do campo quando o time defende e que dá apoio aos pontas durante o ataque.

Basicamente, um time de rugby se posta assim durante um scrum em que tem a posse de bola:

Disposição de um time de rugby com posse de bola no scrum