Campo

As medidas oficiais de um campo de Rugby dizem que o mesmo deve ter 144 metros de comprimento por 70 metros de largura. Dos 144 metros de comprimento, 44 metros correspondem as áreas denominadas como in-goal, que ficam nas extremidades do campo e onde a bola deve ser apoiada para se fazer o try (pontuação máxima do Rugby, que vale 5 pontos). Estas medidas não podem ser maiores e, se menores, que não fiquem muito distantes desses números.

A superfície do campo pode ser grama, areia, barro ou grama artificial (desde que em conformidade com o regulamento da Internacional Rugby Board – IRB, responsável pela organização das leis do Rugby Football), não podendo ser, de maneira nenhuma, de concreto ou asfalto ou qualquer outra superfície dura.

Além do try, pontua-se no Rugby com conversões e drop goals. Por conversão, entende-se o momento em que a bola passa entre os postes do H e o travessão, seja depois da marcação de um try (quando se ganha um direito ao chute direto ao H que, se convertido, vale 2 pontos) ou depois da cobrança de um penal (penalidade ou falta), que vale 3 pontos. O H ou paus (marcados em vermelho na figura), como é chamado o "gol" do rugby, deve ter 5,6 metros de largura e, no mínimo, 6,4 metros de altura.

No Brasil, são poucos os campos que tem essas medidas e com H's fixos, sendo que, normalmente, são usados campos de futebol com os gols como bases para se colocar extensões que visam formar os H's. Dessa maneira, tanto a medida dos campos como o tamanho dos in-goals e dos H's variam muito.


Medidas das traves de rugby

Marcações e medidas de um campo de rugby


O campo também deve apresentar pintado de maneira sólida a linha do meio campo, as linhas de meta e as linhas dos 22 metros bem como as linhas laterais (Touchlines). A linha do meio campo é a linha que divide o campo ao meio e de onde se recomeça a partida depois de um try, seja ele convertido ou não, ou de uma penalidade convertida. As linhas de metas são as linhas que definem onde começa o in-goal e sobre onde os H's devem ficar. Já as linhas dos 22m são linhas que marcam uma distância 22 metros do in-goal e que estabelecem algumas regras específicas nessa área que veremos na coluna da semana que vem.

De maneira tracejada, devem ser marcadas as linhas dos 10 metros, as linhas dos 15 metros e as linhas dos 5 metros. As linhas dos 10 metros são linhas que marcam a distância que a bola deve percorrer depois o início ou reinício de uma partida. As linhas dos 5 metros são linhas que marcam essa mesma distância em relação as laterais e é a distância mínima que os jogadores devem ficar durante a cobrança de um line-out (lateral). Por fim, as linhas dos 15 metros demarcam essa distância das laterais do campo e é o limite máximo que os jogadores forwards devem ficar durante a cobrança do line-out.
Há ainda linhas de 5 metros, também tracejadas, que marcam essa distância da linha de meta. Essa linha existe para demarcar a distância mínima que uma penalidade será cobrada quando cometida a menos de 5 metros do in-goal.

Por fim, vale lembrar que as linhas não fazem parte do campo, sendo marcações externas a ele. Ou seja, se um jogador pisa na linha lateral portando a bola, ela é considerada como fora do campo e, consequentemente, de jogo. O mesmo vale para a linha de meta: colocar parte da bola sobre ela já significa que se marcou um try.