domingo, 31 de julho de 2016

São Carlos e Piracicaba disputam a I Taça Conde do Pinhal


No próximo dia 6 de agosto, sábado, São Carlos e Piracicaba disputam, em Piracicaba, a Taça Conde do Pinhal.
"A disputa de taças em confrontos históricos é uma tradição no rugby e, tendo em vista que o rugby de São Carlos e o de Piracicaba se enfrentam há mais de 30 anos, mais do que justo celebrar esse confronto", comentou Henrique Affonso de André, idealizador do troféu. "Pensei em homenagear o Conde não só por sua história com as duas cidades e sua importância ao país, mas também por as cores de seu brasão familiar serem as cores do São Carlos", complementou.
"Quando o Henrique me falou da ideia, achei sensacional! Pensamos em vários nomes até que ele falou do Conde, pois este nasceu em Piracicaba e foi de extrema importância na história de São Carlos e do país. É uma celebração não só da história das equipes, mas de importantes figuras históricas de nossa região", falou ao blog Leonardo Carniato, diretor de comunicação do São Carlos.
Os presidentes de ambas equipes estão muito empolgados com a iniciativa: "É uma ideia muito boa e que vai consolidar a rivalidade sadia entre as equipes. Vai ser muito legal ver essa nova disputa anual", declarou Gustavo Bergamasco, presidente do Piracicaba. "É uma honra que possamos, junto com o Piracicaba, honenagear as duas cidades e valorizar a história de nossa região através do rugby. Esperamos que a Taça Conde do Pinhal se torne uma tradição e vamos lutar pra tê-la em São Carlos", declarou o presidente do São Carlos, Rafael Chagas Vicente.
O São Carlos tem como patrocinadores a clínica de fisioterapia Fisio & Cia., o sistema de rastreamento animal AnimallTag e a loja de suplementação La FitStore, conta com a parceria do Escritório de Contabilidade Valverde, do Bar do Alex, da academia Território Fit, da Passeio do Pet, do restaurante You Oki, da clínica Cuhidar, da Pupilar Ótica, da Otimize Fisioterapia, da cirurgiã dentista Gabriela Facchini Lee e tem o apoio dos departamentos esportivos e Atléticas da USP São Carlos e da UFSCar.

Conde do Pinhal

Antonio Carlos de Arruda Botelho, nascido em Piracicaba em 23 de agosto de 1827 e falecido em São Carlos em 11 de março de 1901, foi o primeiro e único Conde do Pinhal.
Junto com alguns irmãos e com Jesuíno de Arruda, levou a cabo o sonho de seu pai e fundou uma povoação junto às suas terras na sesmaria do Pinhal em 1857: São Carlos do Pinhal.
Grande produtor agrícola, Antonio Carlos foi, já como Deputado Provincial (1864-1866), responsável por abastecer as tropas e manter os caminhos que levavam ao Mato Grosso durante a Guerra do Paraguai (1864-1870). Por sua participação, foi condecorado como Barão do Pinhal (1879), além de Coronel Comandante Superior da Guarda Nacional (1867) e Oficial da Ordem da Rosa (1868). Entre 1886 e 1889, foi Deputado da Câmara dos Deputados do Império.
Em 1882, Antonio Carlos forma a Companhia do Rio Claro de Estradas de Ferro, que em 1884 extenderia o transporte ferroviário entre Rio Claro e Jaú, passando por São Carlos e Araraquara. Por tal iniciativa, o então Barão foi condecorado como Visconde do Pinhal (1883) e, por fim, Conde do Pinhal (1887).
Já Conde, Antonio Carlos fundou o Banco de São Paulo (1889), o Banco União de São Carlos (1891) e o Banco de Piracicaba (1891). Ademais, também foi eleito Senador do Estado de São Paulo (1891) já no período republicano.



Nenhum comentário: